*Comportamento
*Comportamento

Adolescência:


O que é, transformações corporais, hormonais e comportamentais, fases, 
puberdade, conflitos, adolescentes, psicologia...

Definição: o que é adolescência 

Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).

*Adolescência e puberdade

Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução. 

Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.

Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

*Hormônios e comportamento

Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.

Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou psicólogo.



*Socialização

Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.

*Gravidez na adolescência

No Brasil atual, a gravidez precoce tem se transformado num grande problema de saúde pública. Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de mãe. Ao se tornarem mães, estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de desenvolvimento (algumas até mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante são aquelas que buscam o aborto, tirando a vida de um ser e colocando em risco suas próprias vidas. 

 

(Postado por Tahh)


Adolescentes comem menos frutas e verduras que o recomendado.

Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, um estudo envolvendo 812 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos residentes na capital paulista constatou que somente 6,4% deles consumiam 400 gramas por dia ou mais de frutas, legumes e verduras (FLV), valor mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dos entrevistados, 22% não comeram sequer alguma fruta, legume ou verdura no dia da avaliação.

A pesquisa baseou-se em dados levantados em 2003 pelo Inquérito de Saúde do município de São Paulo (ISA), da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho envolveu diversos pesquisadores da FSP. "Há sempre a ideia de que o adolescente come muito mal, porém, não tínhamos dados para confirmar este fato. Pensávamos que havia um exagero nas afirmações, mas os dados levantados são piores do que o esperado”, diz a nutricionista Roberta Bigio, responsável pela pesquisa.

A nutricionista afirma que esse número é alarmante e ainda aponta outros dados preocupantes: 71,6% dos entrevistados consumiram em média 70 g/dia. “Essa quantidade é muito abaixo do mínimo necessário. Quando se fala em comer ao menos 400 g/dia, isso quer dizer que o adolescente deveria, no mínimo, comer um prato raso de salada de folhosos, como um alface, uma porção de cerca de 80 g de hortaliça cozida, como uma cenoura, e três frutas de porte médio durante o dia, como uma banana ou uma maçã”, comenta.

A pesquisadora alerta que o baixo consumo de FLV afeta o valor nutricional da dieta dos jovens, o que pode resultar em complicações em curto e em longo prazo. Ela explica que algumas vitaminas encontradas nesses alimentos são antioxidantes, como a C, a A e a E, e que a falta delas pode levar a inúmeros problemas, como os de doenças cardiovasculares e câncer. “Além disso, frutas, legumes e verduras são produtos de baixa caloria e os adolescentes os substituem por produtos altamente calóricos, podendo levar ao excesso de peso e outras doenças decorrentes deste”, acrescenta.

Variáveis
No estudo, também foi analisada a relação do consumo de FLV com a renda per capita e com a escolaridade dos pais dos adolescentes. Percebeu-se que essas variáveis influenciavam no consumo, que aumentou nas categorias de maior renda e maior escolaridade do chefe da família. A pesquisa não aborda as causas dessa relação, mas Roberta sugere algumas suposições. A nutricionista acredita que quanto maior a renda, maior é o alcance para consumir um tipo de alimento que é considerado mais caro.

Além disso, ela comenta que há aquelas pessoas que moram na periferia longe de feiras ou outros lugares que vendem frutas e verduras, “sem contar a pessoa que não compra a mais do que aquilo que ganha na cesta básica”, diz. Quanto à escolaridade, Roberta lembra que quem tem melhor instrução possui um entendimento maior da importância do produto.

Entrevistas
Os dados do ISA foram obtidos por meio de entrevistas com os adolescentes selecionados. Numa etapa, a família do jovem respondeu a um questionário. Depois, os dados do que eles consumiam foram coletados em conversa por telefone, em que eram perguntados todos os detalhes do que o adolescente havia comido no dia anterior: quais alimentos, quantas porções aproximadas destes, a marca do produto consumido e se tinham condimentos, como açúcar e adoçante. Uma vez coletadas as informações sobre os alimentos consumidos, os pesquisadores analisaram o seu valor nutricional.

A pesquisa teve a participação dos pesquisadores Eliseu Verly Júnior, Michelle de Castro, Regina Fisberg e Dirce Marchioni da FSP. Um artigo sobre o tema deverá ser publicado em uma revista científica especializada na área.

Atualmente, Roberta está aprofundando os estudos sobre o tema para a sua dissertação de mestrado pela FSP, sob a orientação da professora Dirce Maria Lobo Marchioni, do Departamento de Nutrição. A pesquisadora pretende entrevistar novos adolescentes e analisar mais de um dia de consumo, para apresentar um quadro mais fidedigno. Além disso, o estudo terá indicadores bioquímicos, com coleta de sangue de todos os adolescentes participantes do estudo.

Jovens Alimentação

 

(Postado por Tahh)


Depois dos 18 anos...Acabo a adolescencia, Passa para a juventude...Saiba as vantagens:

“Quando eu for grande...”. Todo jovem menor de idade já traçou planos para o dia em que ele se tornará um adulto. Data na qual não mais estará sujeito às regras de terceiros – apenas à Lei -, se verá livre das recomendações maternas e quando terá todas as 24 horas do dia para serem utilizadas como bem entender – não importando se seu retorno se dará às 23h34 ou 3h. Pela lei brasileira, esse dia é, por acaso, o mesmo em que esse indivíduo completa seu 18º ano a habitar o planeta Terra. Mas uma vez atingida a maioridade legal, há de fato grandes mudanças na vida dessa pessoa?

 

*Mais livre, mais responsabilidade

Isso não quer dizer, porém, que tudo continue igual. As responsabilidades aumentam. “É claro que você se sente um pouco mais livre. Afinal, tirando seus pais, você pode ir para onde quiser, entrar onde bem entender, sem que nada impeça. Uma parte do mundo se abre para você”. “Agora também tenho que tomar cuidado com o que faço. Além disso, preciso me dedicar ao futuro. Este ano tenho a responsabilidade de fazer com que tudo mude passando no vestibular”. 

 

*Superpoderes. Ainda que ciente de tudo isso, uma vez que já foi alertado por seu irmão mais velho – que atualmente tem 19 anos -, o também estudante Rafael M., 17, está ansioso para que seu próximo aniversário chegue rápido. “Falta pouco! Quero tirar minha carta de motorista logo, poder beber sem esconder, entrar nas baladas sem ficar nervoso na fila pensando se o segurança vai pedir o RG ou não”. “Desde o início deste ano eu fico torcendo para que meu dia chegue logo. Quero ser livre”. 

 

*E naum se esqueça de aproveitar o máximo a adolescencia pois a vida eh uma soh, essa fase eh uma das melhores fases da vida, uma das fases q nos fazem aprender com os nossos erros mesmo q insistimos. Aproveite o colegial pois um dia terá q dizer adeus a tudo por lah, aos amigos, professores e etc. Infelizmente eh assim tudo um dia passa.

Porque o colegial eh incrível ele q te prepara para o futuro, para uma boa faculdade. E aproveite mt mesmo a sua festa de formatura pois será a despedida de vcs. Concerteza iram sentir falta dos amigos, das artes, das zueras do colégio, entaum tente fazer dessa festa "A FESTA" . Eah galeha adolescencia num eh uma fase facíl naum vio, muitas discussões com os pais, rebeldia de adolescente, e o lado bom, os amigos, varios sonhos, e mt mais.

Mais eh isso aee, curta seu último na escola ano como se fosse o último,  pois ele será o útimo mesmo e nunca mais (lembrem).

 

E boa sorte na sua faculdade!!!

 

(Postado por Tahh)


Como um garoto conquista uma garota?

Sério, eu sei que é horrível gostar de alguém e essa pessoa nem olhar para a sua cara, ou que quando você liga pra essa pessoa ela diz que não pode fala pois esta falando com a sua namorada (o), ou quando essa pessoa diz pra você quando você tenta falar com ela quando não tem ninguém por volta dela e ela diz que não pode agora por que ela (e) esta pensando no seu amor, ou quando você esta mal na escola e todos vão te ajudar menos ele (a)............menos ele (a). Mas você não pode ficar deprimido ou chateado por causa disso, por que você tem que ter em mente que ele (a) não ti merece e que não merece nem aumentos um apoio teu........Mas agora vamos ao assunto........como um menino deve fazer para conquistar uma garota.

*Primeiro você deve tentar fazer amizade com essa pessoa, fazendo com que ela confie em você, e que ela considere você um amigo de verdade. Se isso não der certo em uma semana, você deve continuar tentando......por que um dia você vai conseguir, ou se não conseguir, você tem que se preocupar mais com o jeito que você procura fazer amizade. Se ainda não der certo, você deve desistir, por que realmente ela não é a pessoa “apropriada” para você!!!! S e você já conseguiu de primeira, parabéns, você é boa nisso! Curta bem esse momento.

 

*Segundo você deve tentar com que essa amizade vire AMOR! Isso e a parte mais difícil dessa história, por que amigo é mais fácil de ser do que um AMOR, muito mais fácil. Você tem que ser querido com ela, mais delicado com ela, usar um palavreado melhor quando esta com ela e essas coisas que menina ama!! Se você conseguir de primeira, gente voce é um gênio!!! Mas se você não conseguir de primeira você não pode desistir de primeira, como diz um fraze : “o pior do que perder uma luta, é desistir de lutar”, entao... não desista dos seus “sonhos”. Mas si mesmo não parando de lutar, e a batalha terminar, pense que não era pra se amor, mas sim uma amizade bonita, de se guardar para sempre!!!

 

*Terceiro se você conseguiu o coração parabéns, por que não é tarefa fácil não. Se você conquistou realmente o coração dela, aproveite e não desperdice essa vitória!!

Boa sortee meninos!!!

(Postado por Tahh)


O pai da minha amiga quer q a gente se separe...E agora?

*Uma das coisas mais valiosas da vida é ter uma melhor amiga que você considera como sua irmã.

Eu acho curioso como muitos pais acham que lidar com os filhos na base da proibição é a melhor saída. Lógico que em algumas situações eles podem (e até devem) determinar limites para a gente, mas penso que o diálogo é fundamental. Proibir sem justificativa coerente não funciona e não tem razão de ser.

 

*Como lidar com isso:

 De qualquer maneira, se vocês duas estão insatisfeitas com a situação, a primeira coisa a fazer é não desisitir. As coisas mais importantes da nossa vida geralmente são mesmo difíceis de conseguir, por isso temos que batalhar por elas. Tem que questionar a decisão, buscar uma conversa sincera com ele e mostrar que essa amizade é fundamental para vocês. Uma, duas, três…cinquenta vezes. Mesmo se todo esse esforço não surtir efeito, ainda há esperanças. Talvez vocês não consigam se encontrar com tanta frequência, mas a Internet está aí para permitir que pessoas mantenham contato.

 

Se seus pais naum gostam da sua melhor amiga, converse com eles e resolva isso logo de uma vez, se naum adiantar naum desistam e nem se separem pq uma amiga verdadeira vc naum encontra em qualquer lugar. Lute por essa amizade e vá até o fim pois vai valer a pena pode ter certeza.

Ow se eles vão pela boca dos outros e pensa soh o mal de sua amiga faça o msm, converse com eles certinho, naum provoque eles e mt menos desista, ninguém pode julgar os outros sem provas. Entaum aproveite sua melhor amiga, divirta-se com ela, seja verdadeira com ela, até nas horas tristes, ruins, e esteja ali até para dar umas broncas nela, naum a abandone nunca e jamais deixe ninguém tirar sua BFF de vc. Pois na vida existe obstáculos, mais q estaum ali para ser vencidos!!!

Lute pela sua Felicidade!

 

(Postado por Tahh)


"Eu naum tenho amigos"...E agora?

 

1. Faça uma lista dos seus pontos positivos e negativos e se esforce para desenvolver suas qualidades e se livrar de vez daqueles defeitinhos. 
2. Seja sempre simpática, bem humorada e ofereça-se para ajudar quando perceber que elas estão precisando. Seu jeitinho prestativo irá ser retribuído com carinho e atenção.
3. Se elas pedem a tarefa emprestada, quando a der, procure puxar papo: "Olha, eu fiz a questão dois, mas pensei se você não poderia dar uma olhadinha e me ensinar a quatro, que eu tive dificuldade".
4. Escreva recadinhos no orkut ou mande em folhas bonitinhas na sala de aula com um elogio do tipo ”nossa, que lindo seu cabelo está hoje!". Quem não gosta de se sentir valorizado?
5. Participe das atividades da escola, como grêmios, gincanas, grupos de estudo, e etc. Além de ocupar o seu tempo, também conhecerá novas pessoas!
6. Chame seus amigos para ir à sua casa e invente alguma atividade divertida, ou simplesmente combinem para bater papo e tomar sorvete.
7. Acima de tudo, lembre-se da velha frase: é dando que se recebe. Não cobre das pessoas aquilo que você também não faz.
8. Se depois de tudo isso elas insistirem em te evitar, então olhe em volta e perceba quantos amigos você já tem e quantos ainda tem por fazer! 



Para se inspirar:

No filme 
Meninas Malvadas, a Cady Heron (Lindsay Lohan) passa por uma situação muito difícil e é ignorada por toda a escola, mas consegue dar a volta por cima e fazer muitos amigos. Que tal se inspirar nas atitudes dela pra conquistar suas BFF's também?


 

(Postado por Tahh)


 Não acelere, nem deixe de se proteger!

Sexo Sem Neuras

Ela vai se sentir mal?
O Ricardo* escreveu para a gente sobre a sua história com a namorada e as suas angústias. Olha só: “Tenho 19 anos e minha namorada, 18. Somos virgens e conversei com ela sobre relações sexuais. Ela disse que muito provavelmente iria chorar e sentir-se mal por ter feito isso. Também diz que não sabe direito por que vai se sentir assim. Eu queria uma solução para isso! Queria que ela se sentisse 100% à vontade comigo! O que eu faço?” Vamos lá:

CHORAR E SENTIR-SE MAL – Se ela acha que, neste momento, é isso que vai acontecer caso tenha a primeira transa, então talvez seja o caso de esperar um pouco mais. Cada pessoa tem a sua hora certa para começar a viver as experiências sexuais. E essa hora tem a ver com sentir-se segura, amadurecida e preparada para a transa. Se ela ainda não se sente assim, então tenham calma. Dar tempo ao tempo nesse caso é a melhor solução. 

FICAR 100% À VONTADE – Sexo é um assunto tabu na nossa cultura. E envolve ansiedades, medos, expectativas e milhões de outros sentimentos. Não sei se dá para ficar tão à vontade assim logo de cara. Cada pessoa, mais uma vez, tem seu ritmo. E é comum as primeiras transas serem marcadas por inibições das mais variadas. Mais uma vez, vocês precisam ir devagar... E não se cobrar demais! 

NÃO SABER DIREITO COMO SE SENTIR – Isso também faz parte dos relacionamentos amorosos e sexuais. Não dá para prever como a gente vai se sentir! Mas é importante ouvir o que diz nossa voz interior. Se a dela diz que ainda é muito cedo para ter a primeira vez, então o recado está dado. Afinal, como eu digo sempre aqui, pressa pra quê? Divirtam-se com o que é possível no momento. A hora de transar vai chegar. E será muito mais saudável e prazeroso se ninguém acelerar demais as coisas! Saboreiem o momento. 

E NA HORA DE TRANSAR... – Usar camisinha desde a primeira vez e um método anticoncepcional, escolhido com o ginecologista dela, são passos fundamentais para que a iniciação sexual ocorra de forma responsável e prazerosa. Caprichem nisso também!


*Será que estou grávida?
Chegou um e-mail desesperado para a gente da Paula*, de 16 anos, que fez sexo com o namorado sem camisinha. Ela conta o seguinte: “Transamos sem preservativo, ele não ejaculou dentro, mas estou morrendo de medo de ter ficado grávida. Sei que corro o risco, mas que medidas eu devo tomar agora?” Ai, ai. É preciso fazer o seguinte:     

PRA COMEÇAR – Não dá para transar sem camisinha por causa do risco de se contaminar com doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha também é um jeito de evitar a gravidez. Mas o mais infalível para isso é aliar o preservativo a outro método, como a pílula anticoncepcional. Então, um passo importante é ir ao médico ginecologista e escolher com ele o método para evitar a gravidez que mais combina com você e com o seu corpo, OK? 

O QUE ROLOU – Foi uma mancada transar sem camisinha, isso você já sabe. O que deveria ter sido feito na sequência, para correr atrás do prejuízo e evitar a gravidez, era tomar a pílula do dia seguinte, conforme recomendam os médicos ginecologistas. Essa pílula precisa ser tomada rapidamente, em até no máximo 72 horas da relação sexual que aconteceu sem proteção. Quanto mais rapidamente for tomada, maiores as chances de evitar a gravidez com ela. 

CASOS DE EMERGÊNCIA – Mas a pílula do dia seguinte é só para os casos de emergência, como o que aconteceu com você. Não pode tomar direto, pois ela tem uma grande dosagem hormonal e assim pode fazer mal ao organismo da mulher. 

IDA AO MÉDICO GINECOLOGISTA – Para saber ao certo se está grávida ou não, só mesmo fazendo o teste. Há testes vendidos em farmácia e que podem esclarecer a sua dúvida angustiante rapidinho. Mas isso não exclui a necessidade de você marcar uma ida ao médico ginecologista! Ele pode solicitar o exame de sangue para verificar ou não uma gravidez. Mas mais do que isso: pode ajudá-la a se prevenir para as próximas vezes! Vá ao médico, tire suas dúvidas e siga as orientações do profissional. Assim o sexo fica muito mais tranquilo, saudável e prazeroso. Então, encoraje-se: marque logo a consulta e pare de ficar só na preocupação.

 

(Postado por Tahh)


O q fazer quando seus pais te pegam no "Flagra":

 

Com certeza não tem situação mais constrangedora do que essa, não é? Mas infelizmente acontece com muitos, principalmente os garotos na adolescência, onde toda hora é hora pra isso.

Bem, mas se isso aconteceu com você, o melhor é fingir que nada aconteceu e tratar com naturalidade, já que esse é um assunto que você não precisa dar satisfação para ninguém. Todo adulto já foi adolescente também, e sabe muito bem como são essas coisas.

Agora, todos nós nessas horas devemos tomar alguns cuidados para preservar a nossa privacidade, respeitando as pessoas que vivem com você e evitar esse constrangimento.

Algumas coisas só dizem respeito a você mesmo, uma delas é a sexualidade, e a masturbação é uma das atividades para se praticar na mais absoluta privacidade!

*Procure fazer isso no banheiro, no seu quarto, ou quando estiver sozinho, de preferência com a porta trancada.

Quase todo adolescente se masturba com frequência, isso não é novidade para ninguém, isso acontece porque na puberdade os hormônios aumentam drasticamente e isso, além de promover outras alterações no corpo, provoca um tesão quase que 24 horas por dia, e a masturbação muita vezes é a melhor forma de aliviar tanta tensão sexual.

É na adolescência que começamos a conquistar o nosso direito à privacidade, mas isso só é conquistado com certos cuidados e respeitando o espaço de todos, para que assim eles respeitem o seu.

 

(Postado por Tahh)

 


  Aprendendo a lidar com a morte de alguén querido...

 

A única certeza que temos perante a vida é que em algum momento ela acaba, a morte acontece de forma imprevisível e gera indignação nas pessoas quando chega. O final de tudo é marcado por lágrimas, dor e principalmente pela saudade. 

Não é fácil lidar com a morte, as pessoas não admitem o fato de uma pessoa querida ir embora, esse tipo de comportamento assume uma postura mais intensa quando o falecido é jovem ou foi vítima de um acidente. O luto se prolonga nos próximos dias, mas não deve durar o resto da vida. 


*Como lidar?

É preciso seguir em frente, deixar de se prender ao passado para que a pessoa querida possa descansar em paz. A saudade é algo constante, mas com o tempo você aprende a lidar com ela. Se agarre na fé para superar esse momento esse momento tão difícil e acredite que nunca perdemos alguém quando o amamos de verdade.

 

Você não tem que passar por isso sozinho. Mesmo se seus amigos e familiares não saibam o que dizer ou fazer, eles geralmente significam algo. Às vezes sinto que no mundo de hoje, não damos atenção suficiente aos principais acontecimentos em nossas vidas. Parece que esperamos superar rapidamente o que nos acontece, e seguimos em frente. Somos todos diferentes. Reações à morte (e as mudanças que nos obrigamos a fazer) variam, assim como todas as famílias variam. Aceite ajuda quando oferecida. Não deixe ninguém lhe dizer quando é hora de mudar. Você é o único que realmente sabe como se sente. E lembrem sempre dos seus amigos e familiares, pois eles estão com vcs pra sempree!!!

 

*Peça ajuda...

Às vezes, a fé em Deus, o amor da família e apoio dos amigos não é suficiente. Você pode precisar falar com o seu mentor, um conselheiro ou um religioso. Muitas comunidades têm grupos de apoio à tristeza. Procure uma igreja com um Programa Ministério Passohen. Eles fornecem um voluntário para se encontrar com você semanalmente, e prestar apoio enquanto for necessário. Algumas pessoas acham que manter um diário, ou até mesmo escrever cartas à pessoa falecida, ajuda. O objetivo é liberar os sentimentos negativos. Todo mundo é diferente, e só você pode decidir o que é melhor para você.

 

 

*Naum esqueça das 3 coisas + necessárias:

-

-Esperança

-Amor

 

(Postado por Tahh)


  Como lidar com a separação dos pais?

Como é viver sem o pai e a mãe juntos. O sonho de todo filho é que os pais fiquem juntos para sempre. Um dos grandes medos dos adolescentes é a separação dos pais independente do motivo.

 

Muitas vezes pode ser difícil aceitar e superar essa separação, pois a convivência com a família que você sempre esteve acostumado deixará de existir. Então, como reagir diante dessa situação?

Eh claro que sempre há sofrimento, mas o que não pode acontecer é você deixar essa tristeza dominar seus pensamentos. É importante tentar perceber qual o verdadeiro motivo da separação e sempre pensar no lado positivo das coisas.

“Na adolescência a pessoa elabora mais a separação, tudo depende de como ela ocorre. O adolescente sofre, mas enxerga de outra forma. A criança é egocêntrica e pensa que é culpa dela, o adolescente tende a culpar ou o pai ou a mãe”, afirma a psicóloga Luciana Amadi

*Mas como agir?

 

Para Luciana o primeiro passo é ter uma boa conversa com os pais. “Tendo a certeza de que a separação vai ocorrer, o adolescente deve conversar com os pais, sempre de uma forma séria e tranqüila para esclarecer qualquer tipo de mal-entendido”, afirma a psicóloga.

"Meus pais sempre foram muito diferentes. Pai autoritário e mãe liberal não combinam muito bem, principalmente quando a discussão principal é sobre a educação dos filhos. Uma hora eles iriam se separar, o que aconteceu quando eu tinha 9 anos. Foi horrível, toda criança sofre quando os pais se separam. Sem capacidade para compreender o que estava ocorrendo, fiquei extremamente triste  e amedrontado de ter minha família separada”, afirma Daniel C, de 17 anos. Mas o jovem não se deixou abater e conta como superou esse problema: “Após alguns meses reparei que não era tão ruim e que conviver com pais que não moravam juntos era até benéfico para nossa relação familiar: menos brigas e discussões. Hoje, entendo que a separação dos meus pais foi a melhor opção e atualmente meus pais são amigos", revela Daniel.

*E se surgir revolta?

 

Alguns jovens acabam não entendendo muito bem a situação e passam a se revoltar diante da situação. Foi o que aconteceu com a estudante Gabriela A., de 19 anos, “Sempre levei a separação dos meus pais numa boa, mas passei por uma fase de revolta, uma fase em que achei que meu pai fosse encontrar outra mulher e 'me esquecer'. A minha maior revolta aconteceu quando descobri que meu pai já estava com outra pessoa. Aos poucos fui percebendo que estava errada e hoje as coisas são mais tranquilas”, declara Gabriela.

Para a psicóloga os pais devem manter uma relação "harmônica". “Eles nunca devem falar mal um do outro, porque isso causa uma dificuldade no relacionamento, isso provoca no adolescente a sensação de que ele deve tomar um partido. É importante que os pais se resolvam primeiro para depois passar o problema para os filhos”, esclarece Luciana.

*Isso não é problema meu!

 

Já outros jovens preferem ficar alheios, mantendo-se afastados dos problemas do pai e da mãe. “Eu sempre fui mais próxima de minha mãe que de meu pai, mas nunca achei que eu devesse saber o que ocorria na vida particular dos dois. Poucas vezes os vi brigar, mas hoje percebo que a incompatibilidade entre eles deve ter tornado o casamento um fardo”, conta Ana Luiza, 23. A jovem também declara que não sofreu nenhum tipo de trauma com a separação dos pais. “Meus pais se separaram quando eu tinha 14 anos. Já era bem grandinha, então não tive problema nenhum pra entender que aquilo não tinha nada a ver comigo. Não tive crise de 'meu pai não me ama, minha mãe não me quer'. Inclusive, achei que a vida ficou bem melhor depois disso.Eu pude aproveitar o melhor de cada um”, completa a jovem.

Uma coisa que deve estar clara na sua cabeça é que, se os pais estão se separando é porque alguma coisa não está funcionando direito e eles querem que a vida deles e a sua melhorem. “Tudo depende de como os pais lidam com o adolescente. Se eles comunicam que a separação será por um bem maior, isso não causa danos. Viver junto não é sinônimo de viver bem”, finaliza a psicóloga Luciana.

 

 

(Postado por Tahh)


Gravidez na Adolescência:

 

Nos últimos anos, o número de gravidez entre as adolescentes vem aumentando. E este é um fato muito preocupante na sociedade, pois traz sérias conseqüências para a vida dos pais adolescentes e da criança. Por isso, é uma questão que deve ser levada a sério.As maiores partes destas adolescentes, não estão preparadas financeiramente, nem emocionalmente para serem mães, e muitas vezes por não terem o apoio dos pais, são obrigadas a deixar os estudos de lado, e muitas vezes fogem de casa.

 Adolescência e gravidez, quando ocorrem juntas, podem acarretar sérias consequências para todos os familiares, mas principalmente para os adolescentes envolvidos, pois envolvem crises e conflitos. O que acontece é que esses jovens não estão preparados emocionalmente e nem mesmo financeiramente para assumir tamanha responsabilidade, fazendo com que muitos adolescentes saiam de casa, cometam abortos, deixem os estudos ou abandonem as crianças sem saber o que fazer ou fugindo da própria realidade. 

O início da atividade sexual está relacionado ao contexto familiar, adolescentes que iniciam a vida sexual precocemente e engravidam, na maioria das vezes, tem o mesmo histórico dos pais. A queda dos comportamentos conservadores, a liberdade idealizada, o hábito de “ficar” em encontros eventuais, a não utilização de métodos contraceptivos, embora haja distribuição gratuita pelos órgãos de saúde públicos, seja por desconhecimento ou por tentativa de esconder dos pais a vida sexual ativa, fazem com que a cada dia a atividade sexual infantil e juvenil cresça e consequentemente haja um aumento do número de gravidez na adolescência. 

A gravidez precoce pode estar relacionada com diferentes fatores, desde estrutura familiar, formação psicológica e baixa autoestima. Por isso, o apoio da família é tão importante, pois a família é a base que poderá proporcionar compreensão, diálogo, segurança, afeto e auxílio para que tanto os adolescentes envolvidos quanto a criança que foi gerada se desenvolvam saudavelmente. Com o apoio da família, aborto e dificuldades de amamentação têm seus riscos diminuídos. Alterações na gestação envolvem diferentes alterações no organismo da jovem grávida e sintomas como depressão e humor podem piorar ou melhorar. 

Para muitos destes jovens, não há perspectiva no futuro, não há planos de vida. Somado a isso, a falta de orientação sexual e de informações pertinentes, a mídia que passa aos jovens a intenção de sensualidade, libido, beleza e liberdade sexual, além da comum fase de fazer tudo por impulso, sem pensar nas consequências, aumenta ainda mais a incidência de gestação juvenil. 

                              

(postado por bruninha)


*Vc beija bem? ow nunca beijou?  

15 coisas para naum fazer na hora de beijar:

Está insegura sobre seu beijo? Não se preocupe, pois a maioria das pessoas não sabe ao certo se beija bem.

Na verdade, um bom beijo depende muito do relacionamento e de quem está beijando. Mesmo assim, vale conferir essas 15 super dicas sobre "o que não fazer" na hora do beijo:

1. Não se apresse: deixe que o momento chegue. Quando um beijo não tem espontaneidade, pode ser que os dois fiquem pouco à vontade e o resultado seja um desastre.


2. Analise a outra pessoa: não comece a mexer a boca loucamente nos primeiros segundos. Faça movimentos suaves enquanto você descobre o estilo da outra pessoa.


3. Não force: os beijos nem sempre são apaixonados. Comece com calma e cuidado, para não assustar quem está te beijando.


4. Manere nas explorações: se a sua língua se move muito rápido, nem você e nem a outra pessoa vão desfrutar do beijo.


5. Controle a saliva: beijo molhado demais é péssimo. Controle direito o beijo e saiba a hora de parar um pouco... afinal, ninguém quer morrer afogado ao beijar, né?


6. Não se faça de morto: não deixe que a outra pessoa faça tudo também. É excelente ter iniciativa, claro que com bastante atenção aos desejos da outra pessoa.


7. Nada de beijos depois de comer: se for o caso, tenha sempre chicletes no bolso, pois não é nada agradável dar beijos com sabor de carne ou, pior, de cebola.


8. Deixe a cabeça quieta: não fique se mexendo demais. Você pode acabar "enjoando" ou acabar dando um baita golpe nos dentes da outra pessoa.


9. Nada de desânimo!: se os primeiros beijos não são muito bons, com a prática você vai melhorar.


10. Feche a boca!: não abra muito a boca. Os lábios dos dois devem estar juntos para não dar a sensação de se estar devorando a boca da outra pessoa.


11. Não ao aspirador!: os beijos estilo "aspirador de pó" são bastante desagradáveis e podem chegar a doer. Cuidado...


12. Atenção aos seus lábios: eles devem estar sempre úmidos e sem rachaduras... quanto mais suaves estiverem, melhores serão os beijos.


13. Meninas, nada de batons cremosos: a maioria dos homens detesta ficar com "cremes estranhos" na boca... e, pior ainda, marcas de batom.


14. Olha o bom senso!: nada de beijos superapaixonados em locais públicos... é de mal gosto.


15. Não mostre a língua: no começo do beijo, não coloque a língua pra fora da boca antes que os lábios tenham se tocado. A não ser que você queira deixá-la à mostra, pra todo mundo ver... 

*Sou BV (boca virgem)...

Você que é nunca beijou antes, confira algumas dicas para o seu primeiro e inesquecível beijo. Não adianta essas técnicas, como beijar a mão ou o espelho, isso é ridículo e não ajuda em nada, não fique ansioso demais, deixem as coisas acontecerem naturalmente.

 

*Não tem problema se ficar perdida na hora do beijo, todos se perdem no primeiro beijo, o importante é manter a calma e relaxa, fique tranquila e aproveite o beijo. É muito bom se no seu primeiro beijo for com uma pessoa mais experiente, pois ela pode ser compreensiva com você e lhe ensinar.

*Se essa pessoa for mais experiente, deixe ela comandar o beijo, apenas imite o movimento que ela faz. Se o primeiro beijo não for bom, não desanime, existem vários outros tipos de beijo. Beijo se aprende praticando, por isso é importante beijar e beijar, só não exagere demais, se não ficaram com uma má reputação. E não se esqueça, o primeiro beijo é algo que agente nunca esquece, portanto beije alguem que você goste, e esteja com vontade. 

 

*10 dicas para fazer na hora do beijo:

      

1. Limpeza: escove muito bem os dentes. Nada pior do que dentes sujos e mal hálito.

2. Ambiente: se vocę estiver planejando o primeiro beijo com aquela pessoa especial, um lugar romântico vai bem.

3. Perfume: é sempre bom está com um cheirinho agradável no pescoço, só năo exagere.

4. Suavidade: mova seus lábios suavemente e trate de seguir o ritmo da outra pessoa, năo seja afobado(a).

5. Expectativa: beijar é bom, mas năo fique beijando o tempo inteiro. Saiba a hora de parar um pouco e conversar, depois recomeçe, deixa o clima melhor.

6. Carícias: ao beijar alguém, é fundamental fazer carícias, cafunés e abraçar a outra pessoa.

7. Escolha: escolha bem a pessoa e a ocasiăo. Beijar por beijar nem sempre é legal.

8. Diferencie: mordidinhas nos lábios săo excitantes para muitos. Năo exagere, senăo o efeito é o contrário.

9. Olhos: feche os olhos e concentre-se no que está fazendo. É desagradável beijar alguém que está sempre de olhos abertos, dá uma impressăo de que está procurando outra pessoa mais interessante para beijar.

10. Final: depois de dar aquele beijo de parar o trânsito, ao terminar, volte e dę um ou dois selinhos, quase todo mundo gosta e deixa a outra pessoa com vontade de beijar mais. Outra coisa legal ao terminar e mostrar a outra pessoa que vocę gostou do beijo, é dar um simples sorriso.

(Postado por Tahh)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


              Dia dos namorados! e Agora?

Hoje eh Dia dos Namorados e se vs ainda naum comprou o presente dele, postamos algumas dicas pra vcs achar o presente perfeito!


Para essa data tão romântica, nada melhor que um presente igualmente romântico: uma caixinha de surpresas! É um presente simples de fazer e muito versátil, pois você pode adequá-lo ao gosto e personalidade do presenteado. Existem várias formas de se montar uma caixa ou cesta de presentes, então aqui vou dar algumas dicas para te ajudar a decidir qual é melhor pra você. 
Fazer uma caixinha surpresa envolve basicamente dois passos: o primeiro é a escolha do tema da sua caixa e, por último, o embrulho, que é a caixa em si e a organização dela.

*Caixa dos 5 sentidos

Apesar da temática já estar um pouco batida, continua valendo porque você pode inovar os objetos que vão compor a caixa. A idéia é simples: escolha um objeto para representar cada um dos 5 sentidos:

Visão: um álbum com as fotos dos melhores momentos de vocês dois, uma foto do casal em um belo porta-retrato ou um quebra-cabeça ou uma fronha personalizada com a foto de vocês.

Tato: um kit para massagem (de preferência incluindo uma massagem sensual feita por você), um bichinho de pelúcia bem fofinho…

Audição: uma seleção das músicas do casal, o cd de alguma banda/cantor que vocês dois gostem, ou uma declaração de amor gravada em mp3.

*Surpresas para ele ow ela...

Para o Dia dos Namorados (ou para qualquer dia especial de um casal) o presente é certamente uma das coisas menos importantes, dado que você faça algo diferente, que realmente o/a surpreenda. Aqui estão algumas dicas para um dia mais do que inesquecível junto ao seu namorado (a):

*Pela manhã:  Se você mora com ele (a), acorde-o (a) de uma forma bem romântica e convide-o(a) para tomar banho juntos… mande mensagens sensuais para o celular dessa pessoa o dia inteiro, seja carinhoso(a) e tente naum brigar, pois hj eh o dia de vcs!!!

 

Estou solteira e agora?

 

Se vc acordou e logo pensou "vish hj eh dia dos namorados e estou solteira : (" naum fique assim pq nem todo mundo tem q comemorar o dia com um namorado ow até msm tem q ter um. Pense q eh um dia comum como todos os dias...

Vamos ajudar vcs a pensar em alguns programinha para esse dia:

1- Saiam com amigas (solteiras), tomem um sorvete, lanche, shopping, se divirtam!

2- Passe o dia assistindo varios filmes legais, menos de romance hein...

3- Vá para uma noitada bem dahora e curtaa...

4- faça desse dia um dia de beleza, se depile, faça as unhas, o cabelo, etc.

5- Ow se vs prefirir passe o dia vendo tv ow na net msm...


E desejamos a vcs:


(Postado por Tahh)


                           Dicas para eles...

Como se dar bem numa "briga"? Muitos garotos as vezes naum se dão mt bem nas brigas, mais ai vai 10 das nossas dicas:

            

 

10- Não pense que você sabe lutar: você não sabe

 

Se você nunca brigou, então não sabe brigar. Se só brigou no colégio, na 6ª série, porque o Godô quis roubar o seu lanche, então também não sabe brigar. Se não é treinado pelo exército, ou faixa preta de alguma arte marcial crível, ou se nunca brigou numa situação de perigo real contra alguém que estava disposto a te causar dano extremo, então você definitivamente nunca brigou, e não sabe brigar.

Sugiro que se acalme, e saia de fininho, a não ser que o outro cara seja tão inexperiente como você.


9- Corra

Não fique lá.

É a única maneira 100% eficaz de não se ferir. A mais sábia das artes marciais se chama 100 metros rasos. Caso esteja sozinho, e sem precisar carregar nada, então ponha sebo nas canelas e saia de lá como se você estivesse no Carandiru e ouvisse a Choque entrando pela porta pra dar bom dia.

Só um idiota se lança numa situação de perigo real contra um absoluto desconhecido tendo outras alternativas.


8- Se lembre de que agressão é crime

Só brigue se estiver certo.

No mínimo, Chegar às vias de Fato ( Lei de Contravenções Penais, Capítulo Especial, Artigo 21 , Parágrafo Único) , que é agredir alguém sem feri-lo, causa de 15 dias a 3 meses de prisão ou multa. Isto inclui um empurrão, soco, gravata, ou algo que o valha.

Lesão corporal dá de 3 meses a 1 ano, se causar dano grave, de 2 a 8 anos, e se for lesão seguida de morte, de 4 a 12 anos de cadeia.

E lá na cadeia você que tanto adora brigar vai ter bem o que quer. Mas lá vai ser por algo bem mais significativo do que alguém ter pisado no seu Puma. Vai brigar quem sabe pela sua vida e/ou virgindade anal.

Brigue somente em caso de legítima defesa e ponto final, seu cuzão encrenqueiro.


7- Lembre-se da santa trindade

Estão vindo com tudo? Não tem como fugir? Estão querendo te machucar pra valer?

Então lembre-se da santa trindade: Saco, Olhos, Garganta.

Acerte aí, mas só em casos de vida ou morte, caso contrário vai para a cadeia. Não existe herói ou faixa preta que aguente uma porrada forte em algum destes lugares. Dedo no olho vale. Joelhada no saco também. É a lei da natureza.

 

6- Improvise

Se virou briga de verdade, sem regras...

Saleiro? Cadeira? Garrafa? Use.

Quando a luta é pela própria vida, vale absolutamente TUDO. Se está brigando e não é pela própria vida, então você é um idiota e merece a surra que vai levar.

Caso contrário, use o que estiver em mãos: faca, pedaço de pau, pimenta, bastão de baseball, copo de vidro, cadeira, mesa, monitor de computador, qualquer coisa que tiver à disposição.


5- Fique somente o tempo necessário

Alguém vai apanhar muito

Derrubou o cara? Saia daí. A polícia, os amigos dele, ou ele mesmo podem vir e te pegar ainda.
Atrás de um grande homem sempre tem mais uns três ou quatro homens maiores ainda.


4- Se for brigar, enlouqueça

Se for pra entrar, vá sem dó

Já ouviu o ditado “Pago pra não entrar, mas dou o dobro pra não sair”? Pois é.

Ninguém quer briga com alguém louco. Meu irmãozinho, um moleque de 58kgs, certa vez foi ameaçado por três caras enormes, que não queriam deixá-lo passar no corredor do seu dormitório. Ele foi para o quarto, voltou com um bastão de baseball, e desceu o na canela de um dos infelizes.

Nunca mais ninguém sequer olhou torto para ele.

Babe, xingue, grite morda, arranhe, chute, aja como se você fosse a Regan e o outro cara fosse o Padre Merrin com um frasco de água benta.


3- Quem anuncia é marca

Aja como se fossem bons amigos

Faça cara de que não é com você… chame o cara pertinho com cara de quem quer conversar na paz… e POW!, desça um bem no queixo dele. Um soco bem dado nessa região derruba qualquer um. Vá no queixo, e ponha o cara pra dormir.


2- Analise bem a situação

Mas vê se analisa rápido, pensar demais é um atalho entre a sua cara e o punho do outro

Antes de mais nada: examine o cara. Se ele tiver mais de 100kgs, um braço da grossura de um barril, tatuagens de prisão e uma cicatriz do tamanho de um taco de sinuca da ponta do pé até a testa, brigar não é o caminho mais indicado. Não. Você quer ser amigo dele. Amigo. Amigo. Shhhh. Isso. Amigo. Bom menino.

Examine o ambiente: você é um travesti afro-brasileiro que fala “oxente”, e está num bar de skinheads? Então saiba que se você tossir errado na direção de alguém , vai brigar com trinta.

O cara é pitboy? Os amigos dele não estão longe. Veja se os amigos dele estão por perto, dificilmente um parceiro vai deixar outro apanhar, portanto uma briga de um contra um em muitos casos vira a cena do Burly Brawl de Matrix Revolutions.

Só que você não é Neo e a vida não é Matrix. Você não vai ganhar de dois ou três caras a não ser que eles sejam molengas, leigos, frouxos, ou azarentos.


1- Não brigue!!!

Algumas pessoas acham que são super-heróis

Precisa dizer? Um embate físico expõe você a qualquer tipo de dano, inclusive mortal. Você não é super herói!. Uma lutinha à toa pode te colocar na cadeira de rodas pro resto da vida.

O melhor que pode acontecer numa briga é você sair sem nenhum sofrimento! Tem tudo a perder, e nada a ganhar.

 

         

(Postado por Tahh)


 

 

 

 

 

 

 

 

 


Rating: 2.9/5 (646 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página


CHARADA DO DIA:

Você sabe qual e o antônimo de volátil?

(Vem cá sobrinho.)

 


 

 

 

 

 


 

Vejam aee o video da Tahh e da Mariia vs. Ruaan e Renan:

 


 

 

 


 

 


 


 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

*PS. NOS AJUDEM A

DIVULGAR O NOSSO

SITEE!

POR FAVOR GALERAH...

VLWW...XD...