Definição: o que é adolescência
Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Não se pode definir com exatidão o início e fim da adolescência (ela varia de pessoa para pessoa), porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade (período definido pela OMS – Organização Mundial da Saúde).
*Adolescência e puberdade
Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. É durante a puberdade (entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos) que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais. Estes ficam preparados para a reprodução.
Durante a puberdade, os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pêlos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.
Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pêlos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.
*Hormônios e comportamento
Durante a adolescência ocorrem significativas mudanças hormonais no corpo. Além de favorecer o aparecimento de acnes, estes hormônios acabam influenciando diretamente no comportamento dos adolescentes. Nesta fase, os adolescentes podem variar muito e rapidamente em relação ao humor e comportamento. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.
Por se tratar de uma fase difícil para os adolescentes, é importante que haja compreensão por parte de pais, professores e outros adultos. O acompanhamento e o diálogo neste período são fundamentais. Em casos de mudanças severas (comportamentais ou biológicas) é importante o acompanhamento de um médico ou psicólogo.
*Socialização
Uma marca comum da maioria dos adolescentes é a necessidade de fazer parte de um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de fazer parte de um grupo de interesses comuns.
*Gravidez na adolescência
No Brasil atual, a gravidez precoce tem se transformado num grande problema de saúde pública. Com poucas informações e uma vida sexual ativa cada vez mais precoce, muitas adolescentes estão engravidando numa época da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de mãe. Ao se tornarem mães, estas adolescentes acabam deixando de lado uma importante fase de desenvolvimento (algumas até mesmo abandonam os estudos). Mais preocupante são aquelas que buscam o aborto, tirando a vida de um ser e colocando em risco suas próprias vidas.
(Postado por Tahh)
Na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, um estudo envolvendo 812 adolescentes com idades entre 12 e 19 anos residentes na capital paulista constatou que somente 6,4% deles consumiam 400 gramas por dia ou mais de frutas, legumes e verduras (FLV), valor mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Dos entrevistados, 22% não comeram sequer alguma fruta, legume ou verdura no dia da avaliação.
A pesquisa baseou-se em dados levantados em 2003 pelo Inquérito de Saúde do município de São Paulo (ISA), da Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho envolveu diversos pesquisadores da FSP. "Há sempre a ideia de que o adolescente come muito mal, porém, não tínhamos dados para confirmar este fato. Pensávamos que havia um exagero nas afirmações, mas os dados levantados são piores do que o esperado”, diz a nutricionista Roberta Bigio, responsável pela pesquisa.
A nutricionista afirma que esse número é alarmante e ainda aponta outros dados preocupantes: 71,6% dos entrevistados consumiram em média 70 g/dia. “Essa quantidade é muito abaixo do mínimo necessário. Quando se fala em comer ao menos 400 g/dia, isso quer dizer que o adolescente deveria, no mínimo, comer um prato raso de salada de folhosos, como um alface, uma porção de cerca de 80 g de hortaliça cozida, como uma cenoura, e três frutas de porte médio durante o dia, como uma banana ou uma maçã”, comenta.
A pesquisadora alerta que o baixo consumo de FLV afeta o valor nutricional da dieta dos jovens, o que pode resultar em complicações em curto e em longo prazo. Ela explica que algumas vitaminas encontradas nesses alimentos são antioxidantes, como a C, a A e a E, e que a falta delas pode levar a inúmeros problemas, como os de doenças cardiovasculares e câncer. “Além disso, frutas, legumes e verduras são produtos de baixa caloria e os adolescentes os substituem por produtos altamente calóricos, podendo levar ao excesso de peso e outras doenças decorrentes deste”, acrescenta.
Variáveis
No estudo, também foi analisada a relação do consumo de FLV com a renda per capita e com a escolaridade dos pais dos adolescentes. Percebeu-se que essas variáveis influenciavam no consumo, que aumentou nas categorias de maior renda e maior escolaridade do chefe da família. A pesquisa não aborda as causas dessa relação, mas Roberta sugere algumas suposições. A nutricionista acredita que quanto maior a renda, maior é o alcance para consumir um tipo de alimento que é considerado mais caro.
Além disso, ela comenta que há aquelas pessoas que moram na periferia longe de feiras ou outros lugares que vendem frutas e verduras, “sem contar a pessoa que não compra a mais do que aquilo que ganha na cesta básica”, diz. Quanto à escolaridade, Roberta lembra que quem tem melhor instrução possui um entendimento maior da importância do produto.
Entrevistas
Os dados do ISA foram obtidos por meio de entrevistas com os adolescentes selecionados. Numa etapa, a família do jovem respondeu a um questionário. Depois, os dados do que eles consumiam foram coletados em conversa por telefone, em que eram perguntados todos os detalhes do que o adolescente havia comido no dia anterior: quais alimentos, quantas porções aproximadas destes, a marca do produto consumido e se tinham condimentos, como açúcar e adoçante. Uma vez coletadas as informações sobre os alimentos consumidos, os pesquisadores analisaram o seu valor nutricional.
A pesquisa teve a participação dos pesquisadores Eliseu Verly Júnior, Michelle de Castro, Regina Fisberg e Dirce Marchioni da FSP. Um artigo sobre o tema deverá ser publicado em uma revista científica especializada na área.
Atualmente, Roberta está aprofundando os estudos sobre o tema para a sua dissertação de mestrado pela FSP, sob a orientação da professora Dirce Maria Lobo Marchioni, do Departamento de Nutrição. A pesquisadora pretende entrevistar novos adolescentes e analisar mais de um dia de consumo, para apresentar um quadro mais fidedigno. Além disso, o estudo terá indicadores bioquímicos, com coleta de sangue de todos os adolescentes participantes do estudo.
(Postado por Tahh)
(Postado por Tahh)
Sério, eu sei que é horrível gostar de alguém e essa pessoa nem olhar para a sua cara, ou que quando você liga pra essa pessoa ela diz que não pode fala pois esta falando com a sua namorada (o), ou quando essa pessoa diz pra você quando você tenta falar com ela quando não tem ninguém por volta dela e ela diz que não pode agora por que ela (e) esta pensando no seu amor, ou quando você esta mal na escola e todos vão te ajudar menos ele (a)............menos ele (a). Mas você não pode ficar deprimido ou chateado por causa disso, por que você tem que ter em mente que ele (a) não ti merece e que não merece nem aumentos um apoio teu........Mas agora vamos ao assunto........como um menino deve fazer para conquistar uma garota.
*Primeiro você deve tentar fazer amizade com essa pessoa, fazendo com que ela confie em você, e que ela considere você um amigo de verdade. Se isso não der certo em uma semana, você deve continuar tentando......por que um dia você vai conseguir, ou se não conseguir, você tem que se preocupar mais com o jeito que você procura fazer amizade. Se ainda não der certo, você deve desistir, por que realmente ela não é a pessoa “apropriada” para você!!!! S e você já conseguiu de primeira, parabéns, você é boa nisso! Curta bem esse momento.
*Segundo você deve tentar com que essa amizade vire AMOR! Isso e a parte mais difícil dessa história, por que amigo é mais fácil de ser do que um AMOR, muito mais fácil. Você tem que ser querido com ela, mais delicado com ela, usar um palavreado melhor quando esta com ela e essas coisas que menina ama!! Se você conseguir de primeira, gente voce é um gênio!!! Mas se você não conseguir de primeira você não pode desistir de primeira, como diz um fraze : “o pior do que perder uma luta, é desistir de lutar”, entao... não desista dos seus “sonhos”. Mas si mesmo não parando de lutar, e a batalha terminar, pense que não era pra se amor, mas sim uma amizade bonita, de se guardar para sempre!!!
*Terceiro se você conseguiu o coração parabéns, por que não é tarefa fácil não. Se você conquistou realmente o coração dela, aproveite e não desperdice essa vitória!!
Se seus pais naum gostam da sua melhor amiga, converse com eles e resolva isso logo de uma vez, se naum adiantar naum desistam e nem se separem pq uma amiga verdadeira vc naum encontra em qualquer lugar. Lute por essa amizade e vá até o fim pois vai valer a pena pode ter certeza.
Ow se eles vão pela boca dos outros e pensa soh o mal de sua amiga faça o msm, converse com eles certinho, naum provoque eles e mt menos desista, ninguém pode julgar os outros sem provas. Entaum aproveite sua melhor amiga, divirta-se com ela, seja verdadeira com ela, até nas horas tristes, ruins, e esteja ali até para dar umas broncas nela, naum a abandone nunca e jamais deixe ninguém tirar sua BFF de vc. Pois na vida existe obstáculos, mais q estaum ali para ser vencidos!!!
Lute pela sua Felicidade!
Ela vai se sentir mal?
O Ricardo* escreveu para a gente sobre a sua história com a namorada e as suas angústias. Olha só: “Tenho 19 anos e minha namorada, 18. Somos virgens e conversei com ela sobre relações sexuais. Ela disse que muito provavelmente iria chorar e sentir-se mal por ter feito isso. Também diz que não sabe direito por que vai se sentir assim. Eu queria uma solução para isso! Queria que ela se sentisse 100% à vontade comigo! O que eu faço?” Vamos lá:
CHORAR E SENTIR-SE MAL – Se ela acha que, neste momento, é isso que vai acontecer caso tenha a primeira transa, então talvez seja o caso de esperar um pouco mais. Cada pessoa tem a sua hora certa para começar a viver as experiências sexuais. E essa hora tem a ver com sentir-se segura, amadurecida e preparada para a transa. Se ela ainda não se sente assim, então tenham calma. Dar tempo ao tempo nesse caso é a melhor solução.
FICAR 100% À VONTADE – Sexo é um assunto tabu na nossa cultura. E envolve ansiedades, medos, expectativas e milhões de outros sentimentos. Não sei se dá para ficar tão à vontade assim logo de cara. Cada pessoa, mais uma vez, tem seu ritmo. E é comum as primeiras transas serem marcadas por inibições das mais variadas. Mais uma vez, vocês precisam ir devagar... E não se cobrar demais!
NÃO SABER DIREITO COMO SE SENTIR – Isso também faz parte dos relacionamentos amorosos e sexuais. Não dá para prever como a gente vai se sentir! Mas é importante ouvir o que diz nossa voz interior. Se a dela diz que ainda é muito cedo para ter a primeira vez, então o recado está dado. Afinal, como eu digo sempre aqui, pressa pra quê? Divirtam-se com o que é possível no momento. A hora de transar vai chegar. E será muito mais saudável e prazeroso se ninguém acelerar demais as coisas! Saboreiem o momento.
E NA HORA DE TRANSAR... – Usar camisinha desde a primeira vez e um método anticoncepcional, escolhido com o ginecologista dela, são passos fundamentais para que a iniciação sexual ocorra de forma responsável e prazerosa. Caprichem nisso também!
*Será que estou grávida?
Chegou um e-mail desesperado para a gente da Paula*, de 16 anos, que fez sexo com o namorado sem camisinha. Ela conta o seguinte: “Transamos sem preservativo, ele não ejaculou dentro, mas estou morrendo de medo de ter ficado grávida. Sei que corro o risco, mas que medidas eu devo tomar agora?” Ai, ai. É preciso fazer o seguinte:
PRA COMEÇAR – Não dá para transar sem camisinha por causa do risco de se contaminar com doenças sexualmente transmissíveis. A camisinha também é um jeito de evitar a gravidez. Mas o mais infalível para isso é aliar o preservativo a outro método, como a pílula anticoncepcional. Então, um passo importante é ir ao médico ginecologista e escolher com ele o método para evitar a gravidez que mais combina com você e com o seu corpo, OK?
O QUE ROLOU – Foi uma mancada transar sem camisinha, isso você já sabe. O que deveria ter sido feito na sequência, para correr atrás do prejuízo e evitar a gravidez, era tomar a pílula do dia seguinte, conforme recomendam os médicos ginecologistas. Essa pílula precisa ser tomada rapidamente, em até no máximo 72 horas da relação sexual que aconteceu sem proteção. Quanto mais rapidamente for tomada, maiores as chances de evitar a gravidez com ela.
CASOS DE EMERGÊNCIA – Mas a pílula do dia seguinte é só para os casos de emergência, como o que aconteceu com você. Não pode tomar direto, pois ela tem uma grande dosagem hormonal e assim pode fazer mal ao organismo da mulher.
IDA AO MÉDICO GINECOLOGISTA – Para saber ao certo se está grávida ou não, só mesmo fazendo o teste. Há testes vendidos em farmácia e que podem esclarecer a sua dúvida angustiante rapidinho. Mas isso não exclui a necessidade de você marcar uma ida ao médico ginecologista! Ele pode solicitar o exame de sangue para verificar ou não uma gravidez. Mas mais do que isso: pode ajudá-la a se prevenir para as próximas vezes! Vá ao médico, tire suas dúvidas e siga as orientações do profissional. Assim o sexo fica muito mais tranquilo, saudável e prazeroso. Então, encoraje-se: marque logo a consulta e pare de ficar só na preocupação.
(Postado por Tahh)
Com certeza não tem situação mais constrangedora do que essa, não é? Mas infelizmente acontece com muitos, principalmente os garotos na adolescência, onde toda hora é hora pra isso.
Bem, mas se isso aconteceu com você, o melhor é fingir que nada aconteceu e tratar com naturalidade, já que esse é um assunto que você não precisa dar satisfação para ninguém. Todo adulto já foi adolescente também, e sabe muito bem como são essas coisas.
Agora, todos nós nessas horas devemos tomar alguns cuidados para preservar a nossa privacidade, respeitando as pessoas que vivem com você e evitar esse constrangimento.
Algumas coisas só dizem respeito a você mesmo, uma delas é a sexualidade, e a masturbação é uma das atividades para se praticar na mais absoluta privacidade!
*Procure fazer isso no banheiro, no seu quarto, ou quando estiver sozinho, de preferência com a porta trancada.
Quase todo adolescente se masturba com frequência, isso não é novidade para ninguém, isso acontece porque na puberdade os hormônios aumentam drasticamente e isso, além de promover outras alterações no corpo, provoca um tesão quase que 24 horas por dia, e a masturbação muita vezes é a melhor forma de aliviar tanta tensão sexual.
É na adolescência que começamos a conquistar o nosso direito à privacidade, mas isso só é conquistado com certos cuidados e respeitando o espaço de todos, para que assim eles respeitem o seu.
(Postado por Tahh)
(Postado por Tahh)
(Postado por Tahh)
Hoje eh Dia dos Namorados e se vs ainda naum comprou o presente dele, postamos algumas dicas pra vcs achar o presente perfeito!
Para essa data tão romântica, nada melhor que um presente igualmente romântico: uma caixinha de surpresas! É um presente simples de fazer e muito versátil, pois você pode adequá-lo ao gosto e personalidade do presenteado. Existem várias formas de se montar uma caixa ou cesta de presentes, então aqui vou dar algumas dicas para te ajudar a decidir qual é melhor pra você.
Fazer uma caixinha surpresa envolve basicamente dois passos: o primeiro é a escolha do tema da sua caixa e, por último, o embrulho, que é a caixa em si e a organização dela.
Apesar da temática já estar um pouco batida, continua valendo porque você pode inovar os objetos que vão compor a caixa. A idéia é simples: escolha um objeto para representar cada um dos 5 sentidos:
Visão: um álbum com as fotos dos melhores momentos de vocês dois, uma foto do casal em um belo porta-retrato ou um quebra-cabeça ou uma fronha personalizada com a foto de vocês.
Tato: um kit para massagem (de preferência incluindo uma massagem sensual feita por você), um bichinho de pelúcia bem fofinho…
Audição: uma seleção das músicas do casal, o cd de alguma banda/cantor que vocês dois gostem, ou uma declaração de amor gravada em mp3.
Para o Dia dos Namorados (ou para qualquer dia especial de um casal) o presente é certamente uma das coisas menos importantes, dado que você faça algo diferente, que realmente o/a surpreenda. Aqui estão algumas dicas para um dia mais do que inesquecível junto ao seu namorado (a):
Se vc acordou e logo pensou "vish hj eh dia dos namorados e estou solteira : (" naum fique assim pq nem todo mundo tem q comemorar o dia com um namorado ow até msm tem q ter um. Pense q eh um dia comum como todos os dias...
Vamos ajudar vcs a pensar em alguns programinha para esse dia:
1- Saiam com amigas (solteiras), tomem um sorvete, lanche, shopping, se divirtam!
2- Passe o dia assistindo varios filmes legais, menos de romance hein...
3- Vá para uma noitada bem dahora e curtaa...
4- faça desse dia um dia de beleza, se depile, faça as unhas, o cabelo, etc.
5- Ow se vs prefirir passe o dia vendo tv ow na net msm...
(Postado por Tahh)
Se você nunca brigou, então não sabe brigar. Se só brigou no colégio, na 6ª série, porque o Godô quis roubar o seu lanche, então também não sabe brigar. Se não é treinado pelo exército, ou faixa preta de alguma arte marcial crível, ou se nunca brigou numa situação de perigo real contra alguém que estava disposto a te causar dano extremo, então você definitivamente nunca brigou, e não sabe brigar.
Sugiro que se acalme, e saia de fininho, a não ser que o outro cara seja tão inexperiente como você.
Não fique lá.
É a única maneira 100% eficaz de não se ferir. A mais sábia das artes marciais se chama 100 metros rasos. Caso esteja sozinho, e sem precisar carregar nada, então ponha sebo nas canelas e saia de lá como se você estivesse no Carandiru e ouvisse a Choque entrando pela porta pra dar bom dia.
Só um idiota se lança numa situação de perigo real contra um absoluto desconhecido tendo outras alternativas.
Só brigue se estiver certo.
No mínimo, Chegar às vias de Fato ( Lei de Contravenções Penais, Capítulo Especial, Artigo 21 , Parágrafo Único) , que é agredir alguém sem feri-lo, causa de 15 dias a 3 meses de prisão ou multa. Isto inclui um empurrão, soco, gravata, ou algo que o valha.
Lesão corporal dá de 3 meses a 1 ano, se causar dano grave, de 2 a 8 anos, e se for lesão seguida de morte, de 4 a 12 anos de cadeia.
E lá na cadeia você que tanto adora brigar vai ter bem o que quer. Mas lá vai ser por algo bem mais significativo do que alguém ter pisado no seu Puma. Vai brigar quem sabe pela sua vida e/ou virgindade anal.
Brigue somente em caso de legítima defesa e ponto final, seu cuzão encrenqueiro.
Estão vindo com tudo? Não tem como fugir? Estão querendo te machucar pra valer?
Então lembre-se da santa trindade: Saco, Olhos, Garganta.
Acerte aí, mas só em casos de vida ou morte, caso contrário vai para a cadeia. Não existe herói ou faixa preta que aguente uma porrada forte em algum destes lugares. Dedo no olho vale. Joelhada no saco também. É a lei da natureza.
6- Improvise
Se virou briga de verdade, sem regras...
Saleiro? Cadeira? Garrafa? Use.
Quando a luta é pela própria vida, vale absolutamente TUDO. Se está brigando e não é pela própria vida, então você é um idiota e merece a surra que vai levar.
Caso contrário, use o que estiver em mãos: faca, pedaço de pau, pimenta, bastão de baseball, copo de vidro, cadeira, mesa, monitor de computador, qualquer coisa que tiver à disposição.
Alguém vai apanhar muito
Derrubou o cara? Saia daí. A polícia, os amigos dele, ou ele mesmo podem vir e te pegar ainda.
Atrás de um grande homem sempre tem mais uns três ou quatro homens maiores ainda.
Se for pra entrar, vá sem dó
Já ouviu o ditado “Pago pra não entrar, mas dou o dobro pra não sair”? Pois é.
Ninguém quer briga com alguém louco. Meu irmãozinho, um moleque de 58kgs, certa vez foi ameaçado por três caras enormes, que não queriam deixá-lo passar no corredor do seu dormitório. Ele foi para o quarto, voltou com um bastão de baseball, e desceu o na canela de um dos infelizes.
Nunca mais ninguém sequer olhou torto para ele.
Babe, xingue, grite morda, arranhe, chute, aja como se você fosse a Regan e o outro cara fosse o Padre Merrin com um frasco de água benta.
Aja como se fossem bons amigos
Faça cara de que não é com você… chame o cara pertinho com cara de quem quer conversar na paz… e POW!, desça um bem no queixo dele. Um soco bem dado nessa região derruba qualquer um. Vá no queixo, e ponha o cara pra dormir.
Mas vê se analisa rápido, pensar demais é um atalho entre a sua cara e o punho do outro
Antes de mais nada: examine o cara. Se ele tiver mais de 100kgs, um braço da grossura de um barril, tatuagens de prisão e uma cicatriz do tamanho de um taco de sinuca da ponta do pé até a testa, brigar não é o caminho mais indicado. Não. Você quer ser amigo dele. Amigo. Amigo. Shhhh. Isso. Amigo. Bom menino.
Examine o ambiente: você é um travesti afro-brasileiro que fala “oxente”, e está num bar de skinheads? Então saiba que se você tossir errado na direção de alguém , vai brigar com trinta.
O cara é pitboy? Os amigos dele não estão longe. Veja se os amigos dele estão por perto, dificilmente um parceiro vai deixar outro apanhar, portanto uma briga de um contra um em muitos casos vira a cena do Burly Brawl de Matrix Revolutions.
Só que você não é Neo e a vida não é Matrix. Você não vai ganhar de dois ou três caras a não ser que eles sejam molengas, leigos, frouxos, ou azarentos.
Algumas pessoas acham que são super-heróis
Precisa dizer? Um embate físico expõe você a qualquer tipo de dano, inclusive mortal. Você não é super herói!. Uma lutinha à toa pode te colocar na cadeira de rodas pro resto da vida.
O melhor que pode acontecer numa briga é você sair sem nenhum sofrimento! Tem tudo a perder, e nada a ganhar.
(Postado por Tahh)