Canionismo:
Seguir a pé um curso d’água e transpor obstáculos horizontais e verticais impostos pelo caminho. Esse é o canionismo, uma atividade de turismo de aventura que tem por objetivo a exploração do ambiente aquático, porém sem grandes impactos à natureza local.
Todas as regiões onde nascem rios “acidentados” são palcos convidativos para os amantes da modalidade. No Brasil, os locais mais conhecidos para a prática do esporte são: a Chapada da Diamantina (BA), Chapada dos Veadeiros (GO), as escarpas da Serra do Mar em São Paulo e Paraná e os grandes cânions da Serra Geral entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
A modalidade, no entanto, sente falta ainda de associações que possam padronizar a prática do esporte que já apresenta um número elevado de praticantes.
(Postado por Ruaan)
Cachoeirismo:
O cachoeirismo é uma atividade onde há um contato muito íntimo entre o praticante e a natureza. Pode ser classificado em linhas gerais como um rapel “disfarçado”. Pois nada mais é que a prática de descida de quedas d’água, seguindo ou não o seu curso natural, utilizando as técnicas do rapel.
A prática é também muito usada pelos praticantes do canionismo, uma vez que se torna importante “arma” para transpor os obstáculos apresentados pelas interrupções abruptas do curso de um rio, onde formam-se os paredões.
Dicas de segurança: Guia especializado e equipamento adequado (de boa qualidade e em bom estado de conservação) são as duas garantias de segurança durante a prática da atividade. Se você encontrou esses dois itens, então vá em frente e delicie-se nas águas refrescantes da cachoeira mais próxima.
O equipamento necessário é conhecido como “kit do rapel”: corda ideal para o esporte, capacete, mosquetões, fitas, cadeirinha e freio (a roupa de neoprene é aconselhável em várias situações).
(Postado por Ruaan)
Arvorismo:
Essa atividade de turismo é recente, porém pode-se dizer que já caiu no gosto das pessoas, sobretudo das crianças e adolescentes. O arvorismo consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores.
O trecho é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, com o objetivo de aumentar o desafio e a adrenalina dos pequenos aventureiros. Além da adrenalina, a prática ajuda na aproximação de pais e filhos, uma vez que a garotada muitas vezes percorre o trajeto acompanhada pelos adultos.
Não é necessário ser atleta para praticar esta atividade de aventura, que apresenta três modalidades: arvorismo acrobático, que tem como objetivo principal o de transpor as copas das árvores; o técnico, praticado mais por pesquisadores que precisam usar as técnicas do arvorismo para alcançar o topo das árvores; e o contemplativo, que atende àqueles que desejam realizar uma maior observação da natureza.
Como prática esportiva, o arvorismo nasceu na Nova Zelândia e na França, no início da década de 90, e tem por objetivo principal unir o esporte de aventura e o respeito à natureza.
Dicas de segurança: Como a atividade é feita em grandes alturas, a necessidade de equipamentos técnicos de segurança (como cadeirinhas, fitas solteiras, roldanas, mosquetões, capacete) é primordial.
Portanto a presença de um guia especializado e o equipamento adequado é o único modo de se praticar esta prazerosa atividade com segurança e responsabilidade.
(postado por Ruaan)
Caminhada:
A prática da caminhada é definida de forma simples e direta: “Uma atividade de turismo de aventura que tem como elemento principal a caminhada.”
Este esporte, com adeptos no mundo todo, tem por objetivo contemplar ambientes naturais. Quase sempre praticado em trilhas de “tiro curto”, ou seja, aquelas que não envolvem o pernoite da pessoa no local.
Esta modalidade de turismo de aventura recebe também o nome de “hikking”, porém tal denominação é pouco usada pelos praticantes brasileiros.
Dicas de segurança: Para uma caminhada segura é importante que o praticante dê uma atenção especial ao vestuário. Um calçado apropriado para a modalidade, assim como roupas leves e confortáveis, ajuda no cumprimento do percurso.
(Postado por Ruaan)
hang gliding:
ang delta é um esporte do ar em que um piloto voa em um avião leve e unmotorizedpé-lançados à chamada de asa-delta (também conhecido como Delta do avião oudeltaplane). Mais modernos asa-delta são feitos de uma liga de alumínio ou asa de tecido composto de moldura. O piloto é acomodado em uma cadeirinha suspensa a partir da célula, e exerce o controle, transferindo o peso corporal em oposição a um quadro de controle, mas outros dispositivos, incluindo as modernas aeronavessistemas de controle de vôo, podem ser utilizados. Nos primeiros dias do esporte, os pilotos eram restritas a deslizar para baixo em pequenos montes de baixo desempenho parapente. No entanto, a tecnologia moderna dá aos pilotos a possibilidade de voar por horas, milhares ganho de pés de altitude em correntes de ar ascendentes térmicas, executar acrobacias, e deslizar cross-country por centenasde quilômetros. A Federação Aeronáutica Internacional e organizações nacionais que regulam o controle do espaço aéreo de alguns aspectos de asa-delta. A materialização dos benefícios da segurança de ser instruído é altamenterecomendável.
(Postado por Ruaan)
alpinismo:
Alpinismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada. É considerado, atualmente, um esportede aventura e se encontra ligado ao turismo ecológico. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dosAlpes, na Europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo, mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes.
Só o cume interessa!!!! Fale rápido esse lema do Alpinismo.Claro que ele não deve ser levado a sério, o cume é umaconquista muito boa e almejada, mas, o prazer é o objetivo realde qualquer escalada.
E, uma escalada de sucesso é aquela em que se volta inteiro à
base da Alpinismo. Tendo alcançado ou não o cume.
Esse documento é um resumo de nós e técnicas básicas deescalada. Resumo, por sinal, do qual senti falta ao começar aescalar.
Aqui se encontra fotos de materiais básicos, foto da execuçãodos nós (passo a passo) para que não se tenha dúvidas. Claro,texto explicativo dos usos que conheço acompanhará cada umadas fotos.
Sim sim sim, o objetivo primário desse texto foi o de apresentarnós o restante seria recheio. Como não resisti inseri materiaisbásicos e técnicas básicas para o montanhista.
A obra está disposta em ×× capítulos e que inicio apresentandoo material passando pelos nós e terminado com técnicas paraescalada tradicional. Esse escrito não dispensa oacompanhamento por um alpinista experiente.
(Postado Por Ruaan)
Mountain Bike:
Mountain Bike, ou Bicicleta de Montanha, é um tipo de bicicleta usado no Mountain Biking, uma modalidade de ciclismo na qual o objetivo é transpor percursos com diversas irregularidades e obstáculos.
O Mountain bike é uma modalidade do ciclismo na qual o desafio técnico é pedalar em trilhas, "single tracks" ou estradas em percursos com diversas irregularidades e obstáculos, que são na verdade a essência desta modalidade.
Praticar mountain bike envolve fisicamente resistência cardiorrespiratória e força muscular. Por isso alguns cuidados nutricionais e de hidratação são essenciais.
Os alimentos fontes de carboidratos representam a maior fonte energética durante a prática de mountain bike, mas as proteínas também merecem atenção, pois estão intimamente ligadas aos processos de recuperação muscular.
(Postado por Ruaan)
Montanhismo:
Oque eh montanhismo???
Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhadas ou escaladas. O montanhismo faz parte do excursionismo, um conjunto de atividades mais amplo que envolve o campismo, a exploração de cavernas, a canoagem, o mergulho, etc.
Montanhismo naum eh escalar???
O montanhismo não é escalada, pois, por vezes, para conseguir atingir um determinado topo é frequente recorrer a algumas técnicas de escalada, daí confundir-se intimamente estas duas actividades. A escalada é uma das disciplinas base do montanhismo, assim como a marcha, esqui ou campismo de montanha.
Preparação necessária: Física e Mental
O montanhismo é praticado num ambiente indiferente às necessidades humanas, e não é qualquer um que está disposto a subir uma montanha para obter como recompensa o enriquecimento físico e espiritual.
Por outro lado, quem arrisca em subir uma montanha não se deve resignar e conformar simplesmente pelo acto do querer, pois é necessário estar preparado para a totalidade da natureza. Existem vários factores naturais que devemos temer e a melhor solução é estar preparado para eles, quer física e mentalmente.
Preparação Física
A vertente física é de extrema importância, uma vez que a boa capacidade atlética de um montanhista permite-lhe um desempenho mais adaptável às condições em que o montanhismo é efectuado. O facto de estar em forma garante uma maior resistência e segurança, logo os riscos de algo correr mal (cansaço, frustração) diminuem consideravelmente. Como tal, caso seja necessário, é aconselhável fazer umas caminhadas antes para aumentar os níveis de confiança, o ritmo cardíaco, no fundo trabalhar a resistência de forma a ter uma boa performance.
Preparação mental
É tão ou mais importante que a componente física, a psicológica, pois a chave para o sucesso/insucesso da prática deste desporto está na força da mente e em assumir uma atitude optimista para com as adversidades.
Mais do que apreciar a natureza e estar em contacto com ela, devemos ter a noção que podemos encontrar alguns perigos, desde uma tempestade surgida do nada, aos insectos que não estamos habituados a lidar, passando mesmo por ter de atravessar um mato espesso e agreste. E, por tudo isto, se não tivermos a capacidade mental de superar estes desafios, certamente não conseguimos atingir aquilo a que nos propusemos.
Em jeito de conclusão, fica a ideia de que para sentirmos aquilo que é o montanhismo precisamos de combinar o simples prazer de estar na montanha com habilidade, equipamentos seguros e energia positiva. Contudo, esta missão de partir para a conquista, deve ser acompanhada pela percepção de não causarmos dano a nós próprios, aos outros ou mesmo ao meio ambiente.
(Postado por Ruaan)
Salto de Paraquedas:
*História do Paraquedismo:
A história do pára-quedismo está diretamente ligada a da conquista dos céus. É que o primeiro homem a saltar de um pára-quedas foi o balonista francês Andre-Jacques Garverin. O francês e sua esposa foram os primeiros a saltar no ano de 1798.
Depois de muitos saltos, a maioria com condições precárias, as forças armadas passaram a utilizar a técnica para invadir os territórios inimigos. O desenvolvimento dos pára-quedas tornou possível uma maior segurança e por volta da década de 50 o pára-quedismo começou a ser visto como uma forma de esporte.
A dirigibilidade e a praticidade do equipamento foi conseguida através da evolução dos materiais utilizados. Hoje em dia o praticante tem todo o controle sobre a direção que quer seguir. Então quem quer começar no esporte não tem desculpa.
*O que eh Paraquedismo:
Voar, voar e voar. Esse é o resumo do pára-quedismo, um esporte que possibilita ao homem sentir toda a liberdade de voar. Até o momento de abrir o pára-quedas, é uma queda livre sem nada para atrapalhar, literalmente como o vôo dos pássaros.
A adrenalina de ficar solto ar nasceu praticamente junta com os primeiros balões. É que o primeiro homem a saltar de pára-quedas foi o balonista francês Andre-Jacques Garverin, em 1798.
A sensação de voar logo fez com que as técnicas e equipamentos se desenvolvessem, o que facilitou, em muito, o seu crescimento. Hoje a grande divulgação e a segurança são as principais características do pára-quedismo.
Segundo o instrutor Osmar da Silva, quem procura o pára-quedismo está decidido. "É difícil encontrarmos pessoas que desistem na hora. Geralmente quem vem procurar uma escola especializada já está com a idéia amadurecida, até porque não é uma decisão nada fácil".
*Equipamentos do Paraquedismo:
O principal equipamento é mesmo o pára-quedas. Parece óbvio falar, mas você depende dele. O principal cuidado que deve ser tomado é com a dobragem. Caso você não se sinta seguro para realizar, existem profissionais especializados. O cuidado com a manutenção e conservação do pára-quedas também deve ser grande.
Em caso de problema com o pára-quedas principal, o uso obrigatório do pára-quedas de segurança evita qualquer tipo de acidente. O capacete, os óculos e o macacão são também equipamentos fundamentais.
*Onde praticar o Paraquedismo:
O local do salto é determinado de acordo com as características da região. Uma área com pouco tráfego aéreo dá maior segurança a quem está saltando. Outros pontos fundamentais são o espaço para pouso e a proximidade com a sua residência.
A meteorologia também influi muito, já que em tempo chuvoso fica praticamente impossível realizar o salto.
*Quem pode praticar o Paraquedismo:
Para praticar o esporte é necessário fazer um curso teórico e prático em alguma escola certificada pela Confederação Brasileira de Pára-quedismo. No curso você poderá aprender tudo sobre o esporte, além é claro, de realizar saltos.
Segundo o instrutor Osmar da Silva, o curso dá todo o embasamento necessário. "Quem faz o curso está apto a saltar. As avaliações são muito exigentes, o que garante a segurança dos alunos".
Antes de saltar, porém, é importante que você realize um exame médico para certificar as condições de saúde. Como a adrenalina é muito alta, todo cuidado é pouco. O pára-quedismo não é indicado para quem tem problemas do coração saltar de pára-quedas.
(Postado por Tahh e Ruaan)
Motocross....Pura Adrenalina!
*O que é:
Motocross é um esporte radical no qual o praticante usa uma motocicleta especial, conhecida como Enduro, e deve percorrer um determinado circuito fechado no qual deve enfrentar alguns desafios sobre a motocicleta, como passar por lamaçais, saltar sobre montes de terra, entre outros. Como o motocross pode ser praticado em diversas categorias diferentes, ele é considerado o esporte de moto velocidade mais praticado atualmente. Atualmente um grande número de esportes são praticados no Brasil, porém há esportes que não possuem uma grande visibilidade na mídia, o que pode lavar a um menor número de adeptos e que sejam pouco estudados pela comunidade científica. O motocross faz parte desse grupo, porém é um esporte que possui uma variedade de aspectos que o torna fascinante e se estudado pode trazer grandes ensinamentos para os profissionais diretamente envolvidos e com todos aqueles que vivem do esporte em geral. Com isso, este trabalho tem como principal interesse descrever o mundo do motocross através de observações e avaliações realizadas na última etapa do campeonato brasileiro de motocross, realizada na cidade de Juiz de Fora - M.G, Brasil. Foram selecionados para o estudo cinco atletas de alto nível que disputaram esta competição. Foi feita a coleta das digitais dos dedos dos atletas a fim de identificar as características dermatoglíficas dos mesmos. O estudo utilizou-se do método descritivo e os resultados da amostra mostraram uma variação nos valores.
*O Motocross eh um esporte perigoso:
Todos os esportes que envolvem veículos que atingem altas velocidades apresentam um grau de risco bastante grande. Mas é sempre importante lembrar que o iniciante no esporte levará algum tempo até começar a realmente fazer saltos e correr em circuitos mais perigosos, o que lhe dará tempo para aprender como funciona o esporte e praticá-lo correndo o menor risco possível..
*O que eh necessário para a prática desse esporte?
Para praticar motocross é necessário muita disposição, e um excelente preparo físico, afinal o motocross é um esporte que exige muito esforço e concentra a força nos ombros e braços do praticante. Além disso, os participantes devem estar aptos a carregar todo o equipamento de segurança que é exigido para a prática de motocross: capacete, colete, luvas, botas, joelheiras, calça com proteção, camisa, protetor de coluna e pescoço, óculos e protetor de nariz.
*Há uma certa idade para praticar o motocross?
Não há uma certa idade para praticar esse esporte, mas é importante lembrar que o praticante de motocross precisa de força e altura para pilotar a motocicleta. Apesar de não haver restrições para a prática do esporte, a grande maioria das competições oficiais só aceita participantes maiores de 16 anos.
*O que é importante saber antes de começar a praticar o motocross?
Antes de começar praticar esse fascinante esporte que é o motociclismo é importante lembrar que há algumas restrições quanto ao tipo das motocicletas que podem ser usadas, assim como o tipo dos pneus que podem ser usados. Também é importante verificar qual a categoria em que se pretende competir, afinal diferentes categorias têm diferentes restrições. Uma dica interessante para que deseja iniciar a prática desse esporte é procurar clubes ou associações de motocross em sua cidade, afinal elas podem ajudar a esclarecer dúvidas e dar informações interessantes sobre campeonatos e lugares onde praticar o esporte.
Eaee vc toparia??
(Postado por Tahh e Ruaan)
Bungee Jump
O Bungee Jump é uma prática esportiva e uma atividade recreativa bastante interativa;
Onde o jumper salta em um vão livre conectado a um cabo de feixe de elásticos paralelos com equipamentos semelhantes aos de escalada esportiva. Pra praticar o bungee jump naum precisa de aulas e neeim de cursos, esse esporte atrai muitos jovens que estaum em busca de aventuras e novas sensações .
(Postado por Ruaan)
Surf...
O Surf eh um esporte que esta na lista dos desportivos, tem a dificuldade de se equilibrar na prancha e ao mesmo tempo fazer manobra, o Surf tem q ser acompanhado pelos movimentos das ondas do mar, as pessoas q praticam desenvolvem varias manobras sobre a prancha. O Surf tbm pode ser perigoso, pois, eh soh apenas um descuidado e vc pode sofrer um simples acidente ow até levar a morte. Entaum galerah se vcs curtem Surf naum se esqueça de tomar mt cuidado e se divirtam!!!
*Conheça algumas das gírias e o vocabulário do surf:
Se você tem alguma dúvida quanto aos termos usados no surf, confira abaixo nosso dicionário de gírias e jargões do esporte:
*360º - Além de ser o nome deste site pra lá de radical é uma manobra em que o surfista executa uma volta completa em torno de si mesmo (com sua prancha) e continua na mesma direção.
*Abar - Quando "filam" suas coisas no surf, tipo: rango, parafina...
*ABRASP - Associação Brasileira de Surf Profissional
*Aerial 360º - Variação dificílima da manobra citada acima, onde o surfista executa a mesma durante um vôo com a prancha.
*Aloha - Saudação havaiana de boas vindas.
*Amador - Atleta que não recebe salário.
*Amarradão - Quando uma pessoa está muito feliz!
*Arrebentar - Se sair muito bem em uma determinada situação.
*ASP - Association of Surfing Professional
*Astrodeck - material feito com borracha especial, aplicado sobre a prancha, servindo assim como anti-derrapante.
*Aussie - surfista australiano.
*Back door - Parte da onda que quebra da direita para a esquerda - para quem está olhando da praia.
*Back side - É quando o surfista pega onda posicionando-se de costas para ela.
*Back Wash - Pororoca, ou seja, onda que vem ao contrário, da direção da areia.
*Batida - Manobra em que o surfista acerta a crista da onda com a parte de baixo da prancha.
*Beach Break - Praia com fundo de areia.
*Big rider - Surfista que é bom e gosta de pegar ondas grandes.
p.s Galerah essas foram algumas girias do Surf...(naum colocamos todas pq iria fika mt grande ok)
(Postado por Tahh e Ruaan)
Snowboard
O Snowboard ow Snowboarding eh um esporte radical, praticado na neve(montanhas), tbm eh a base do equilibrio e da pratica, ele como todos esportes eh perigoso, apenas um deslize e vc pode rolar montanha abaixo. Os equipamentos deve ser sempre usado para se previnir de qualquer acidente. O Snowboard eh mt dahora, divertido e q te dá muita adrenalina...Existe varias manobra radicais no snowboarding.
postamos ake algumas manobras:
Air-to-fakie: consiste em um salto simples que o praticante dá no halfpipe, entrando de frente para a parede e voltando com a parte traseira da prancha (backside).
Alley-oop: é qualquer manobra de rotação maior que 180 graus.
Blindside: é um giro realizado pela parte traseira da prancha.
Boned: quando se está no ar segura-se a prancha e esticam-se as pernas para trás.
Cab: o praticante está de backside, gira 360 graus e aterrisa de frente.
Carve: consiste em fincar o lado traseiro ou dianteiro da prancha no chão, enquanto deslizando para reduzir o atrito e descer mais rápido.
Flip: salto mortal.
Spins: são as voltas que o praticante dá com a prancha.
Rodeo: é o popular parafuso, mistura do spin com o flip.
Fakie: deslizar com o pé traseiro na frente.
(Postado por Tahh e Ruaan)
Skate
.
eai galera vamo arriscar?
é isso ai galera estamos na pista pra negocio vamo embora ....
é evidente q somos lokos pra andar de skate mas e a parte de aprender
é a mas complicada... por isso eu deixo pra quem sabe...rsrs mas então
quem sabe mi ensina, quem naum sabe e quer aprender boa sorte galera vai ser
uma experiencia divertida e dolorida tbm, mas é só praticar e pegar a pratica....
p.s fala serioo ela arrazou néh ..... calma a gente chega lá
(Postado por Tahh e Tuty)